Como cancelar um evento específico da agenda

Como cancelar um evento específico da agenda

🎯 Objetivo

Explicar como cancelar um evento específico da agenda na plataforma Play Fast, garantindo que o gestor compreenda o impacto da ação e saiba quando utilizar “Cancelar” ou “Liberar agenda”, além de como definir se haverá geração de crédito para os clientes envolvidos.


📍Conceito

Na Play Fast, cada agenda representa um evento individual dentro da programação da unidade — como uma aula, treino ou locação.
O cancelamento de uma agenda é utilizado quando o evento não poderá ocorrer em um dia específico, mas sem impactar as demais semanas.

OBS: Cancelamento sempre é pontual.
Se a agenda for recorrente, apenas o evento daquele dia será afetado — os futuros permanecem ativos normalmente.

Exemplo:

  • A aula recorrente acontece toda terça às 18h.

  • O gestor cancela o evento do dia 12/10.

  • A aula da semana seguinte (19/10) continua ativa

⚙️Passo a passo 

1. Acesse o menu “Agenda”
Entre no painel administrativo e abra o menu Agenda para visualizar o calendário da unidade.

2. Selecione o evento
Clique na aula ou locação que deseja cancelar.
Será aberta, à direita da tela, uma seção com o detalhe do evento, contendo:
  • Alunos inseridos
  • Professor
  • Match
  • Capacidade
  • Horário
  • Plano vinculado


3. Clique em “Cancelar evento”
Localize o ícone de Cancelar e selecione a ação.

4. Escolha se deseja liberar ou não a agenda:
Se optar por não liberar:
  • O evento é cancelado.
  • Os clientes permanecem vinculados à agenda (caso o cancelamento seja revertido).
  • O sistema perguntará se deseja gerar crédito para os clientes.
Se optar por liberar agenda
  • Todos os alunos são removidos do evento.
  • O horário fica livre para novos agendamentos.
  • Muito usado em casos de feriados ou substituição por outro tipo de atividade.

Caso tenha clientes já inseridos nesta agenda, este pop-up também aparecerá a opção de 
  1. Gerar créditos para o cliente
  2. Informar o motivo do cancelamento ao cliente
    1. Este motivo irá ser exibido no push de notificação que é enviado para o cliente quando o evento é cancelado


  • Cancelar a agenda não altera agendas futuras, apenas o evento selecionado.
  • Os clientes verão o status como Cancelado ou Liberado, conforme a ação escolhida.
  • Se o cancelamento for desfeito pelo gestor, o sistema restabelecerá o status correspondente:
    • Disponível, se houver vagas
    • Lotado, caso a capacidade já esteja preenchido
🧾Resultado

Após o cancelamento:

  • A agenda fica marcada como Cancelada ou Liberada, conforme a escolha.

  • Os clientes recebem ou não recebem crédito, de acordo com a configuração.

  • O professor e o gestor visualizam atualização imediata no painel.

  • O evento deixa de aparecer como disponível para agendamento no aplicativo.

  • É enviado um push de notificação para o cliente final informando que a aula foi cancelada e o motivo (caso preenchido).


💡 Dica

  • Utilize Liberar agenda em feriados ou manutenção do espaço.

  • Utilize Cancelar quando a aula não acontecer, mas você quer manter os alunos vinculados até decidir sobre a reposição.

  • Sempre revise se existem clientes vinculados antes de decidir a regra de crédito.


🧠 Conclusão

O cancelamento de uma agenda é uma ferramenta essencial para manter a organização e transparência das operações da unidade.
Ao escolher corretamente entre Cancelar e Liberar, e ao decidir sobre a geração de crédito, o gestor garante clareza para os clientes, evita falhas operacionais e mantém o controle total da programação da unidade.

Com o uso adequado dessa funcionalidade, a gestão se torna mais eficiente, e a experiência do cliente permanece justa e confiável — mesmo quando ajustes precisam ser feitos.

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