Como criar uma assinatura para o cliente

Como criar uma assinatura para o cliente

📍Conceito

A assinatura é o modo de formalizar a venda de um plano ao cliente, elas representam contratos de cobrança recorrente entre o cliente e a empresa, sempre vinculados a um plano ativo na plataforma.
Durante toda a vigência da assinatura, a Play Fast gera automaticamente as faturas mensais, até que essa assinatura seja inativada.


⚙️Passo a passo

No menu lateral da Play Fast, clique no menu Painel Financeiro e logo sem seguida, selecione o submenu Faturas

Ao abrir a página, terão 3 abas disponíveis para visualizar:
  1. Faturas avulsas: são exibidas apenas as faturas avulsas
  2. Todas as faturas: são exibidas todas as faturas, ou seja, avulsas e faturas derivadas de assinaturas
  3. Assinaturas: são exibidas a listagem de assinaturas dos clientes
Clique na opção de Assinaturas

Dentro da aba, clique no botão Criar nova fatura.



Será aberto um pop-up com a listagem dos clientes ativos na plataforma.
Faça a busca do cliente no qual está fazendo a compra de um novo plano 

Ao identificá-lo, clique na opção de Selecionar cliente


Na tela de configuração, preencha as informações:
  • Plano: selecione o plano que o cliente está comprando (exemplo: “Aula Smart 2x na semana”).
  • Valor: será preenchido automaticamente conforme o plano selecionado

  • Data de vencimento: escolha a data de cobrança das faturas

  • Método de pagamento: selecione PIX ou Cartão de Crédito.

  • Limite de ciclos: Define por quantos meses aquela assinatura irá estar vigente

    • Se não preencher o limite de ciclos, a assinatura estará ativa até que o gestor faça a suspensão da assinatura


Caso deseje aplicar um desconto a esta assinatura, basta selecionar a opção de "Adicionar novo" no item da assinatura. 

Após preenchimento dos dados da assinatura, basta clicar em "Criar assinatura" para que ela seja salva. 


🧾Resultado

  1.  A assinatura é criada com o status Ativo
  2. Mensalmente, a fatura é gerada 7 dias antes da data de vencimento e fica disponível durante 10 dias para realização do pagamento


    • Related Articles

    • Como criar um novo cliente na Play Fast

      ?Objetivo Este artigo tem como objetivo orientar o usuário sobre como realizar o cadastro de novos clientes na plataforma Play Fast, explicando as classificações entre Titular e Dependente e o passo a passo para cada tipo de cadastro. ?Conceito Na ...
    • Como suspender a assinatura de um cliente

      ?Objetivo Este artigo tem como objetivo orientar gestores e administradores no processo de suspensão de uma assinatura dentro do Painel Financeiro da Play Fast, garantindo que a ação seja realizada corretamente e sem impacto indevido nas operações ...
    • Como reembolsar o valor da fatura para o cliente

      ? Objetivo Este artigo tem como objetivo orientar gestores e administradores sobre como realizar o reembolso (estorno) de uma fatura dentro do Painel Financeiro da Play Fast, explicando em quais situações a ação é permitida e como executá-la ...
    • Como editar uma agenda

      ?Objetivo Ensinar o gestor a editar uma agenda já cadastrada na Play Fast, ajustando informações como capacidade, professor e match, seja para um dia específico (agenda avulsa) ou para todas as semanas (agenda recorrente). ?Conceito A agenda ...
    • Como alterar o nível (persona) de um cliente

      ?Conceito A persona do cliente é um dos elementos mais importantes da PlayFast, pois determina em quais agendas o cliente pode participar. Ela funciona como uma regra de compatibilidade entre: o nível técnico do cliente (iniciante, intermediário, ...